06 abril, 2010

Meu King Kong de estimação!

Todo viajante que se preza, sempre tem um grande mico de viagem pra compartilhar. Na hora é a maior dor de cabeça, mas depois sempre rende boas gargalhadas quando a gente conta para os amigos. Pois pra iniciar bem meus posts aqui no blog, apresento a vocês um dos meus maiores micos turísticos: a Saga do Passaporte Expirado!

Aeroporto Internacional Salgado Filho, Porto Alegre
Sábado, 27 de Setembro/2008.
Eu saindo de férias, balcão da TAM, pronta para embarcar para o México.... malas ok, passagem ok, passap...
- A Sra. tem aí seu outro passaporte?
- Como?
- Este passaporte está vencido. A Sra. está com seu novo passaporte?
- O QUE????
- Sra... Esse passaporte venceu no dia 21. Infelizmente, não posso fazer o seu check-in... A Sra. deve procurar a Polícia Federal... blá-blá-blá... blé-blé-blé...

A partir daí eu não ouvi mais nada. Meu coração parou de bater, meus pés afundaram em um buraco virtual. Juro que não sei como não estourou um aneurisma.
Justo eu, a pessoa mais organizada do mundo??? A pessoa que conferiu 37 vezes se o Visto Mexicano ainda estava na validade, a pessoa que foi tomar vacina de febre amarela, e foi na Anvisa pegar o certificado internacional de vacinação, a pessoa que botou na mala uma sombrinha (sombrinha!!!!) porque viu na previsão do tempo que estava uma chuva do cacete na Cidade do México?!?!?!?!? Justo eu, uma pessoa mega organizada, NÃO ME DEI CONTA QUE A PORRA DO PASSAPORTE TINHA VENCIDO HÁ UMA SEMANA?!?!?!?!?!? Fala sério. 

E aí sobrei eu em Porto Alegre, querendo cortar os pulsos por perder dois dias de férias, esperando segunda-feira chegar, pra poder ir na Polícia Federal emitir um passaporte de urgência....
Meu irmão se desmontou de tanto rir da minha cara quando eu voltei pra casa, depois de ter me despedido da família inteira rumo ao aeroporto.
- Ué, tu não ia pro México?
- Hãããn... cala a boca!

Na segunda-feira, caí da cama tri cedo e me joguei pra sede da Polícia Federal, ali na Av. Ipiranga, perto da antiga Casas Tigre. A guria do setor de passaportes foi uma fofa, se solidarizou com a minha agonia e jurou que o passaporte ficava pronto no mesmo dia. Tá com os documentos? ârrã! Passaporte antigo? ârrã! CI e CPF? ârrã! Título de Eleitor com os comprovantes de votação do 1o. e 2o. turno das últimas eleições? hmmm...

A casa caiu. De novo. No primeiro turno das últimas eleições, eu estava na Califórnia. E por acaso eu tinha me lembrado de justificar a ausência no TRE? Claaaaaaro que não!!!! Santa incompetência, Batman!!!!

Saí enlouquecida pro TRE pra pegar uma certidão de quitação de débitos com a Justiça Eleitoral. Cheguei lá e quase tive um chilique: o horário de expediente do TRE começava às 12:00h. MEIO DIA!!!!!! Em plena segunda-feira, a UMA SEMANA das eleições... meio dia!!! Pode, uma coisa dessas?

Enquanto eu passei quase 3 horas sentada na frente do TRE, esperando abrir o atendimento ao público, respirando fundo e tentando não entrar em pânico (pensando - não vai dar tempo de viajar hoje!!!!), cheguei à conclusão que o fundo do poço tinha subsolo! E uma plaquinha com o meu nome ali pendurada...

12:10, consegui a certidão (é só isso mesmo, moço?), 12:25 já estava jogando toda a papelada pra cima da guria da PF (pelamooooordedeusdizqueaindadátempodeficarprontohoje?).

A Santa Ciça, minha agente lá da Zaffari Turismo, tinha conseguido milagrosamente reorganizar tudo. Meu novo voo partiria às 19h. O passaporte ficaria pronto às 16h.

Depois de tanta correria, ainda bem que acabou dando tudo certo. O passaporte ficou pronto, eu embarquei e passei 20 dias de pura felicidade entre a Cidade do Mexico, Guadalajara e Cabo San Lucas (essa viagem fica pra um outro post).

O único problema é que, desde então, todas as vezes em que eu anuncio que vou viajar, a primeira pergunta que a família faz é se o passaporte tá em dia. Mereço, né? rsss.....

Nenhum comentário:

Postar um comentário